segunda-feira, 20 de junho de 2011

15/07/2008 - a cirurgia

CIRURGIA

Bom vamos la...
A cirurgia foi dia 24 de jun. Cheguei ao hosp. as 7 h da manha, todas funcionarias da recepcao (simpaticissimas, por sinal), ja estavam aguardando e me estimulando desde cedo. Estava extremamente calmo, ao contrario de meus pais e esposa que me acompanhavam. Fiz a papelada, medi pressao, batimentos, sinais vitais, tudo ok. Por volta das 8 h 20m, subi ao quarto, no segundo andar, com uma cama eletrica (comprada especialmente para os gordinhos), onde tive que raspar o peito e barriga e colocar aqueles jalecos, totalmente nu por baixo kkk.
As 9 hs, fui para uma sala que continha uns 5 leitos, com dois ocupados, fora eu, era o pre operatorio, e, la, pra minha surpresa, veio um monte de funcionarios (que trabalham la) me conhecer, ja sabendo inclusive meu nome. A curiosidade deles depois eu entendi... queriam ver o gordo que iria fazer a primeira cirurgia desse tipo naquele hospital. Quebraram a cara, ficaram indignados pq me acharam magro pro padrao de tal cirurgia rsrs. Mas, novamente, todos muito simpaticos.
As 10 hs., fui encaminhado a sala de cirurgia, uma mesa estreita demais, os braços ficavam pendurados, mas, colocaram um apoio onde fiquei tipo crucificado; conversando normalmente, extremamente calmo e brincando com todos, assim estava. Ai aplicaram a anestesia (geral), e, confesso, nao sei nem qto tempo fiquei acordado, pois foi muito rapido o efeito. A cirurgia durou aprox. 2h e 30 min, lembro-me vagamente de ter passado de maca e acenado para minha familia, a caminho da UTI (procedimento normal, pois como fui o 1º, o medico preferiu assim, pois nunca tinha operado no Maria Braido.

UTI

Na UTI, fiquei praticamente 24hs., falaram-me que a principio, estava entubado (pena que nao por baixo kkkk - essa foi pessima rs), mas, a primeira coisa q me lembro, qdo acordei, foi de uma enfermeira colocando um aparelho chamado RESPIRON para eu puxar o ar (ja nao estava mais entubado, apenas com oxigenio no nariz e soro c/ medicamentos na veia. A dor era horrivel. Tanto para respirar (o pulmao chega a "grudar", diminuindo sua capacidade, e, esse equipamento (que uso ate hoje), serve para ir dilatando o mesmo aos poucos, alem de injeçoes anticoagulantes aplicadas na barriga para tal, alem da dor terrivel da cirurgia. Chegaram a me aplicar morfina tamanha a dor. Passei a noite mal, mas, recuperando progressivamente. Nao ficava abatido, continuava conversando, tenho uma amiga , a Carla, que trabalha la na UTI. Nao conseguia urinar, entao, tiveram que colocar uma sonda no meu penis (doi tambem rs). Alem disso, tinha tambem um dreno na barriga, que captava muito sangue, alem de 17 pontos, da altura um pouco abaixo do peito, ate uns 4 dedos acima do umbigo. Por volta das 11 da manha, o medico passou por la, a essa altura, a dor ja tinha melhorado muito, ja estava de saco cheio de ficar deitado, o medico, me examinou e me liberou pro quarto. A primeira coisa que fiz, foi levantar e tomar um banho sozinho, na UTI mesmo. De banho tomado, agradeci a todos e fui encaminhado ao quarto.
 
Retornei ao quarto que tinha me trocado antes da cirurgia. Trata-se de um leito unico, com cama eletrica, um banheiro, sofa e um pequeno armario. Duas coisas me desagradaram: a proibiçao de um acompanhante (fiquei sozinho toda a internaçao, mas, sempre questionando a TODOS, medicos, psicologa, enfermeiras, administraçao, etc) que, seria vital para os proximos pacientes, que sao bem maiores que eu, que, nao tinha como ficarem sozinhos, pois, pra levantar, é um Deus nos acuda, eu, como sou mais magrinho de todos, sentia dificuldades, mas, levantava. Os maiores, sem a minima chance disso. Outro problema grave é que o quarto nao tinha ainda sido instalada a campainha para chamar a enfermeira, ou seja, imagina deitado, com dificuldades pra levantar, e , gritando pra chamar a enfermeira... Sorte nao precisei, todos perceberam que fui muito forte nesse procedimento todo, tanto que, levantava, tomava meu banho sozinho, caminhava muito pelo corredor, sempre com o soro no suporte de rodinhas, inclusive de madrugada. A cirurgia exige que voce nao fique parado, entao, eu andava muito mesmo, alem de usar o RESPIRON a cada duas horas (com dor ainda no pulmao ao respirar, a cirurgia e o corte em si, pra quem ja sofreu de colica renal como eu, praticamente nao doia nada rsrs).
Quanto ao atendimento dos enfermeiros (as), tambem muito bom, salvo uma ou outra (duas no maximo) que, entravam no quarto fazendo barulho excessivo, percebia-se uma certa pressa para aplicar medicamentos no tubo ja fixo na veia, causando dor, mas, de resto, nada a reclamar, graças a deus, fui muito bem tratado. Ate mesmo a tia da limpeza, muito gente boa, me arrumava toalha direto, pq o sangue que vazava pelo buraco do dreno chegava a molhar bastante o chao, sem falar nas roupas sujas de sangue. Fiquei internado sozinho ate sabado, dia 28 (por precauçao medica, afinal, era o primeiro daquele hospital).

FINAL

Bom finalizando, so tenho que agradecer. Desde a tia da limpeza, os enfermeiros, nutricionistas, fisioterapeutas, os medicos (dr. Paulo e Dr. Geraldo), a psicologa, as atendentes, todas, enfim, todos que cuidaram e me atenderam tao bem. Realmente, fiquei satisfeito. Todos eles me visitaram, diariamente, e, eu, no segundo dia de operaçao, diziam eles, nao parecia que eu tinha me submetido a tal cirurgia. Ainda bem. rs.
Tive alta, agradeci a todos, fui pra casa de meus pais, pois minha casa esta em reformas. Pra quem vai fazer essa cirurgia, ja deixo claro. A unica coisa que gastei ate agora, foi apenas os remedios (nao tem na rede publica). Custo: R$ 460,00. O mais caro sao as injeçoes anti coagulantes, aplicadas por cinco dias. Aconselho comprar duas caixas (c/ 2 unid cada), pois, no dia que se tira o dreno (uma dor horrivel, tirei na quarta feira, dia 02/07), nao se aplica (pelo menos comigo foi assim, o medico que recomendou). Tirei os pontos na sexta feira, dia 11, voltei pra casa no domingo, dia 13.
Minha rotina hoje é essa...acordo 7 e meia, tomo um remedio em jejum (o unico agora), cafe da manha (leite desnatado), depois, suco de fruta com adoçante, muito coado, almoço (carne e legumes cozidos, batidos e coados, no ponto de agua), a tarde agua de coco, suco, gatorade, iogurte desnatado, afinado com leite desnatado; jantar igual almoço e leite pra dormir. Serao trinta dias assim, tomando liquidos (20 ml por vez = meio copinho de cafe descartavel), sempre a cada cinco minutos, ou seja, passo o dia todo injerindo liquidos. Nao sinto fome alguma, apenas uma leve fraqueza, que chega a deixar as vezes um pouco irritado rsrs. Continuo com o respiron, passando toda sexta pelo medico, para ver se esta tudo ok. Quinta feira que vem, passarei pela nutricionista, que ja me autorizara a tomar liquidos mais grossos, tipo consistencia de danone. Iniciei minha maratona com 116 kg, emagreci ate antes da cirurgia a 111 kg, sexta passada, pesei 99,5 kg ! Feliz, com respiraçao melhor, sem roncar mais, sem aquela eterna  sensaçao de nariz congestionado, disposto, louco pra voltar a trabalhar, e, com os indices (colesterol, trigl., pressao arterial, diabetes, etc) praticamente regularizados. Com isso, reitero, quem tem parentes obesos, eu recomendo, procure tratamento, vale a pena, é uma vida nova. Coloquei um agradecimento publico no jornal Tribuna de Sao Caetano, o qual agradeço tambem pelo espaço, tenho ido visitar os novos e futuros operados, como voluntario (os medicos acham que serei um bom ex. para os proximos), tenho dado dicas aos proximos pacientes; Tenho ja uma vitoria: a Daniela ja operou, esta muito bem tambem, graças a Deus, e ela ja teve a chance de ser acompanhada com um familiar no quarto. Ja é uma vitoria para os proximos. A campainha no quarto, ainda nao foi colocada, pelo menos ate sexta feira passada.
Ah, surgiu um boato entre os pacientes da cirurgia bariatrica, que, o primeiro paciente tinha falecido, alguns chegaram ate a ir no hospital pra saber dos detalhes. Puro boato. To aqui, bem, pronto pra ajudar quem quer que tenha duvidas a respeito do procedimento. E, ultima coisa que esqueci de falar ao proximos: tem que comprar uma cinta elastica, e usar durante 60 dias. A minha, depois desse periodo, vou doar a quem precisar. Abraços a todos e muito obrigado a todos meus amigos da ILHA que acompanharam minha trajetoria. Mandarei noticias, alem de voltar aos poucos na participaçao desta comunidade que muito me orgulha de fazer parte.
Valeu !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário